entenda

Cuba para a cozinha: saiba como escolher o modelo ideal

O arquiteto Bruno Moraes destacou quais pontos devem ser observados para escolher o modelo ideal de cuba para cada projeto.

Cuba para a cozinha: como escolher o modelo ideal?

Foto: Guilherme Pucci

A escolha correta dos elementos faz toda diferença em um ambiente, mas a cuba da cozinha não é um detalhe observado com frequência. Quantas cubas e o material adequado são pontos que influenciam na rotina de cada casa.

O arquiteto Bruno Moraes destacou quais pontos devem ser observados para escolher o modelo ideal de cuba para cada projeto.

A escolha das dimensões é parte primária do planejamento. É importante incluir na análise o tamanho da bancada, o uso pretendido para a peça e um estudo do mobiliário e eletrodomésticos que ocuparão o local. De acordo com o arquiteto Bruno Moraes, o design da cuba completa o estilo do projeto da cozinha e deve ocupar o espaço sem comprometer o uso.

Combinação entre a cuba e a bancada: Tipos de cuba

Foto: Guilherme Pucci

Cuba de sobrepor: A cuba de sobrepor resulta em uma elevação por conta da justaposição entre ela e bancada, revertendo em acúmulo de água e sujeira.

O arquiteto indica o nivelamento da borda, este desbaste é realizado na marmoraria, como maneira de evitar problemas no futuro. Quando a borda da cuba de sobrepor fica nivelada com o nível do tampo de pedra, chamamos de flush.

Cuba de embutir: no caso da cuba de embutir, ela é encaixada na parte inferior da bancada, não deixando visível a borda que está colada por baixo, enquanto a sobreposta tem sua sobressalência fixada por cima do tampo.

Quando optar por duas cubas?

Foto: Guilherme Pucci

Ainda de acordo com Bruno Moraes, a escolha entre a colocação de uma ou duas cubas depende de variados fatores, mas geralmente a decisão acontece em função da organização e a forma de utilização da cozinha.

No geral, a presença de uma única cuba é suficiente nas cozinhas em que a simplicidade e economia de espaço são prioritárias. Por outro lado, os cômodos grandes e movimentados, especialmente em imóveis com família com muitos integrantes ou quando o morador gosta bastante de cozinhar, ter duas cubas ajuda a otimizar o fluxo de trabalho.

Materiais

Os materiais utilizados nas cubas acompanham o avanço do design e da tecnologia, mas normalmente o arquiteto opta por trabalhar com itens de inox e porcelana – tanto pela durabilidade, quanto pela resistência às manchas e corrosão.

Já as cubas de porcelana são atraentes quando a ideia é alcançar uma essência mais provençal e retrô na cozinha. Entretanto, à medida que são duradouras e seguras contra manchas, também são pesadas e mais suscetíveis às quebras, comparadas às cubas de inox.

Sobre o uso de materiais sustentáveis, Bruno Moares reitera que o mercado de cubas apresenta mais soluções ligadas aos banheiros e lavabos. “O uso de inox não deixa de ser um material reciclável, se executado o descarte correto.” Modelos de cubas de concreto, materiais recicláveis, como sobras de vidros, entre outros materiais recicláveis, observamos em modelos para banheiros ou lavabos, dificilmente observamos soluções como estas para cubas de cozinha.

A acompanhante da cuba: torneira

Foto: Luis Gomes

Segundo o arquiteto Bruno Moraes, as torneiras de parede oferecem uma estética clean e são ideais para ambientes minimalistas ou com pouco espaço na bancada. Já as torneiras de bancada proporcionam versatilidade e são mais usuais .

A escolha da torneira reflete estilos de vida e preferências estéticas.

Torneira de parede: o ponto de água fica na parede acima da bancada, que por sua vez é conectada diretamente neste ponto.

Torneira de bancada: o ponto de água fica na parede abaixo da bancada.

COMPARTILHE

Bombando em Ambientes

1

Ambientes

Mocha Mousse: o marrom invade o universo do design com autenticidade e aconchego para interiores

2

Ambientes

Plantas para jardim vertical: espécies ideais para um oásis em casa

3

Ambientes

Móveis multifuncionais para espaços pequenos: guia para otimizar seu lar

4

Ambientes

Automação residencial e iluminação inteligente: benefícios para seu lar

5

Ambientes

Cores para ambientes pequenos: amplie seu espaço com paletas claras e neutras