
A tecnologia e a inovação paraibana, desenvolvidas nos laboratórios da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e do IFPB, ganham destaque nacional. Graças a um apoio financeiro de R$ 64 mil do Governo da Paraíba, por meio da Fapesq, pesquisadores desenvolveram uma inovadora tecnologia para impressão 3D na construção civil, utilizando materiais leves e sustentáveis. A inovação é finalista do prestigiado Prêmio IEL Talentos da Construção, na categoria Cidades.
Tecnologia 100% Paraibana
O projeto consiste na criação de um sistema completo de manufatura aditiva para a construção civil, que inclui tanto as impressoras quanto as misturas cimentícias. Segundo o coordenador Marcos Alyssandro Soares dos Anjos (IFPB), a equipe conseguiu projetar e colocar em operação duas impressoras de médio porte, com capacidade de imprimir paredes em tamanho real. “No Brasil, as impressoras e misturas para este tipo de construção são importadas e muito caras. Nesse projeto, desenvolvemos impressoras e materiais cimentícios com tecnologia 100% paraibana“, ressaltou o pesquisador.
Entre os objetivos do grupo estão:
- Construir e aprimorar impressoras para peças em concreto;
- Desenvolver compósitos para impressão 3D (3DCP) com uso de materiais locais e regionais;
- Utilizar adições minerais, fibras naturais e agregados leves para tornar o material mais sustentável;
- Avaliar as propriedades dos compósitos para garantir qualidade e segurança.



Destaque Nacional e Votação Popular
O trabalho, premiado na categoria “O setor da construção e seu papel frente às mudanças climáticas”, ficou entre as três melhores propostas dentre 158 submetidas em todo o Brasil. Esse reconhecimento leva a tecnologia à fase de voto popular. Os interessados em apoiar o projeto podem votar no link: https://app.pipefy.com/public/form/z4xy0jFR.
O grupo espera que a inovação possa “contribuir para a população em geral através de uma construção mais rápida para atender às necessidades de moradia, com melhor qualidade e menor impacto ambiental”, conforme explicou Marcos Alyssandro. O projeto vencedor receberá troféu, certificado, prêmio em dinheiro e uma consultoria especializada em propriedade intelectual, impulsionando a solução para o mercado.
Equipe do Projeto
A equipe é composta pelos pesquisadores e professores Marcos Alyssandro Soares dos Anjos, Ricardo Peixoto Suassuna Dutra e Normando Perazzo Barbosa, e um grupo de talentosos bolsistas e doutorandos:
- Mariah Xavier Brito
- Moisés Rondenell Silva Lima
- Sergio Junior
- Julia Ellen Albuquerque
- Alanielly de Sousa Costa
- Yuri da Silva Alves
- Nathalia Henrique Alves
- Leonardo Dias
- Marcella de Sena