Entenda

Plantas no inverno: cuidados e que espécies resistem bem à estação

O comportamento das plantas no inverno determinará o resultado do seu cultivo.

Plantas no inverno: cuidados e que espécies resistem bem à estação

Foto: Evelyn Muller

Com a chegada do inverno e as baixas temperaturas, é preciso saber quais são as plantas são bem resistentes ao clima da estação e quais cuidados dedicar nesse período. Os paisagistas Catê Poli e João Jadão afirmam que o comportamento das plantas diante do clima determinará o resultado do seu cultivo.

Entre as espécies de plantas, as árvores brasileiras, capazes de se desenvolver naturalmente em todo o território nacional, se saem melhor no frio quando comparadas aos arbustos vindos de uma região específica.

“Essa é uma questão muito interessante e facilmente compreensível, uma vez que as nativas estão mais alinhadas ao seu habitat de origem e podem passar por algumas dificuldades quando inseridas dentro de outro ecossistema”, explica a paisagista.

Entre as árvores que suportam o frio extremo estão: os ipês, a cerejeira-do-Rio-Grande e a araucária, espécies extremamente adaptadas às condições climáticas encontradas nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Sobre os arbustos, que alcançam alturas de pequeno e médio porte e trazem uma folhagem mais densa e espessa, os paisagistas contam que o capim-barba-de-bode, o capim-setária e o capim-dos-pampas crescem bem em regiões climas gélidos, enquanto espécies como a neve-da-montanha, neomarica caerulea (falsa-íris azul), caliandra e manacá-de-cheiro resistem ao frio, desde que não sejam afetadas por geadas intensas.

Fotos: Evelyn Muller

Cuidados com as plantas no Inverno

No inverno, o jardim entra em dormência e assim as plantas não se desenvolvem. Caso sejam plantadas nesse período, o crescimento acontecerá a partir de setembro.

Atenção à rega

– Em invernos mais úmidos, é preciso cuidado para não exagerar na rega e deixar que as plantas fiquem apodrecidas, uma vez que o sol não é suficiente.

– Se estiver muito ressequido, é preciso complementar com água.

Podas

– No inverno, é tempo de fazer podas estéticas, não as drásticas, porque a planta não vai crescer ainda.

– Nessa época, não há crescimento e a formação de novos brotos – pelo contrário, a planta pode secar e será preciso podar.

 

COMPARTILHE

Bombando em Paisagismo

1

Paisagismo

Espada de São Jorge: a planta poderosa que une decoração, fé e resistência

2

Paisagismo

Jardim vertical: 8 erros comuns ao montar e como evitá-los

3

Paisagismo

Plantas tóxicas: evite riscos para crianças e pets em casa

4

Paisagismo

Construção sustentável 2025: as inovações em materiais e tecnologias

5

Paisagismo

Arquitetura Verde e Sustentabilidade: Tendências Essenciais para 2025